Assista ao vivo a erupção do vulcão que assusta a Espanha

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, arquipélago das Ilhas Canárias na Espanha, está há 43 dias em erupção e não tem previsão de quando as atividades vulcâncias irão se encerrar. Após o início da explosão foi emitido nível de alerta vermelho e a ilha precisou ser evacuada rapidamente para garantir a segurança das pessoas.

O Cumbre Vieja tem mais de 125 mil anos e desde o século XV existem registros de áreas habitadas afetadas por erupções do vulcão. Até o momento mais de duas mil construções foram danificadas ou completamente destruídas na ilha de La Palma. Ad pessoas desalojadas estão sendo amparadas em abrigos geridos por autoridades municipais e Cruz Vermelha.

As erupções também aumentaram a frequência de terremotos na região. Em alguns dias foram registrados mais de 40 abalos sísmicos. A maioria dos tremores acontecem em profundidades superiores a 10Km. E não se engane, apesar da profundidade, os tremores podem ser de alta magnitude alta e a depender da intensidade, pode ser sentido na superfície.

Quando o vulcão entrou em erupção muitos brasileiros ficaram temerosos com a notícia de que a costa do nordeste brasileiro pudesse ser atingida por um tsunami. Apesar das postagens assustadas de usuários de redes sociais, a possibilidade foi rapidamente descartada por especialistas.

Caso você queira acompanhar as atividades vulcânicas em La Palma, é possível ver em tempo real tudo o que acontece por lá. Alguns canais do Youtube estão transmitindo tudo o que ocorre na ilha espanhola 24 por dia, confira alguns deles abaixo:

Canal oficial do portal El País

Canal Oficial El Mundo

Canal Volcanoverso

Canal AfarTV

Assine a newsletter do Gizmodo

The post Assista ao vivo a erupção do vulcão que assusta a Espanha appeared first on Gizmodo Brasil.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É possível neutralizar furacões? Cientistas buscam maneiras de fazer isso

Síndrome de boreout: o que é, sintomas, e como o RH pode combatê-la

Como o canabidiol pode ajudar contra a Covid longa