Matusalém, o mais antigo peixe vivo em aquário, chega aos 90 anos
Na Bíblia, Matusalém é o patriarca conhecido por ter vivido 969 anos. Este animal de mesmo nome está longe de alcançar tal idade, mas aos 90 anos, já se destaca como o peixe de aquário mais velho vivo da Terra.
Matusalém é um peixe-pulmonado-australiano (lungfish) de 1,2 m de comprimento e 18 quilos. Foi trazido da Austrália ao museu de São Francisco, nos EUA, no ano de 1938 –onde vive até os dias de hoje.
Esta é uma espécie primitiva, que os cientistas acreditam ser o elo evolutivo entre peixes e anfíbios por possuir pulmões e guelras. No museu, o peixe é cuidado por biólogos da Academia de Ciências da Califórnia.
Pode-se dizer que Matusalém é bem mimado, não dispensando um carinho nas costas e na barriga. O figo está entre seus alimentos preferidos, mas apenas se estiver fresco. Amoras orgânicas, uvas, alface, peixes, mariscos, camarões e minhocas também fazem parte de sua dieta.
Os pesquisadores acreditam que Matusalém seja um peixe fêmea, mas ainda não confirmaram a hipótese pelos riscos de submeter o animal a exames de sangue. Agora, planejam enviar uma amostra de sua barbatana a pesquisadores na Austrália, que tentarão desvendar o sexo e idade exata do peixe.
Além de Matusalém, o museu de São Francisco possui outros dois peixes-pulmonares-australianos. São eles Medium e Small, que chegaram ao local, respectivamente, em 1952 e 1990.
A espécie de Matusalém está agora ameaçada de extinção, e por isso os animais não podem mais ser retirados das águas de seu país de origem. Isso significa que outros peixes como esse não deverão tomar seu lugar no aquário do museu.
Matusalém é o peixe mais antigo vivo atualmente, mas não o mais velho que já existiu. Granddad, um peixe-pulmonado-australiano que vivia no Shedd Aquarium, nos EUA, morreu em 2017 aos 95 anos. De toda forma, o animal tem muita história para contar.
The post Matusalém, o mais antigo peixe vivo em aquário, chega aos 90 anos appeared first on Gizmodo Brasil.
Comentários
Postar um comentário