Bloco de gelo do tamanho do Rio de Janeiro se desprende na Antártica
Pela primeira vez, cientistas registraram o desprendimento de um bloco de gelo na região da Antártica Oriental. A plataforma Conger, que colapsou entre os dias 14 e 16 de março, tinha tamanho aproximado ao da cidade do Rio de Janeiro.
Imagens de satélite mostrando o episódio foram publicadas no Twitter por Catherine Colello Walker, cientista planetária do Instituto Woods Hole de Oceanografia ligado à NASA. Confira:
Complete collapse of East Antarctica's Conger Ice Shelf (~1200 sq. km) ~March 15, seen in combo of #Landsat and #MODIS imagery. Possible it hit its tipping point following the #Antarctic #AtmosphericRiver and heatwave too? #CongerIceShelf #Antarctica @helenafricker @icy_pete https://t.co/7dP5d6isvd pic.twitter.com/1wzmuOwdQn
— Catherine Colello Walker (@CapComCatWalk) March 24, 2022
https://platform.twitter.com/widgets.js
A desintegração da plataforma de 1.200 quilômetros quadrados deu lugar a um iceberg de quase 30 km de comprimento e 18 km de largura. A peça de gelo, que depois se rompeu em dois pedaços, foi nomeada pelo Centro Nacional do Gelo dos Estados Unidos como C38.
Mas a quantidade de gelo perdida não é o que chamou mais atenção dos pesquisadores. Em 2002, a plataforma Larsen B também se soltou no continente gelado, mas ela estava na Península Antártica.
O colapso na Antártica Oriental é uma novidade, já que a área até então era tida como estável pelos cientistas. O derretimento do gelo nessa região pode elevar o nível do mar em até 50 metros ao longo de milênios, algo que até agora não estava sendo considerado por pesquisadores.
O episódio parece estar relacionado às altas temperaturas enfrentadas no continente nas últimas semanas. Algumas regiões na Antártica estavam até 70ºC mais quente que o normal em meados de março.
Na estação Casey, na Austrália – a mais próxima da plataforma de gelo que se rompeu – os termômetros atingiram os 5,6ºC, o que é cerca de 10 graus mais quente que o normal.
Os cientistas dizem que ainda é cedo para relacionar o ocorrido às mudanças climáticas. Por enquanto, a culpa está sendo atribuída a ventos locais e correntes oceânicas que funcionaram de maneira anormal nesta temporada.
The post Bloco de gelo do tamanho do Rio de Janeiro se desprende na Antártica appeared first on Gizmodo Brasil.
Comentários
Postar um comentário