Brasil tem mais casos de depressão do que diabetes; mulheres são mais afetadas

Depressão Brasil

No início de abril, foram divulgados os resultados da Pesquisa Vigitel 2021, maior inquérito de saúde do Brasil. Nesta edição, o levantamento do Ministério da Saúde contou com entrevistas de 27.093 voluntários maiores de 18 anos de todos os estados do país. 

Pela primeira vez, a pesquisa trouxe dados sobre a depressão, doença psiquiátrica crônica que tem afetado grande parte da população do Brasil. Para ter uma ideia, 11,3% dos entrevistados foram diagnosticados com o problema, o que supera o número de pessoas com diabetes (9,1%). 

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi a capital com mais casos de depressão registrados (17,4%). Em contrapartida, a cidade de Belém do Pará teve a menor média (7,2%). Você pode conferir a situação das outras capitais clicando aqui.

O inquérito dividiu os entrevistados por faixa etária e grau de escolaridade, mas não encontrou diferenças significativas. Por outro lado, ao separar homens e mulheres, ficou visível que elas são as mais afetadas, representando 14,7% dos casos contra 7,3% deles. 

A pandemia de Covid-19 parece ter colaborado para o cenário da depressão no Brasil. Um levantamento feito pela Universidade Estadual do Rio (UERJ) aponta uma alta nos casos de 4,2% para 8% nos primeiros meses de 2020. 

Teresa Cristina Kurimoto, pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e uma das responsáveis pelo Vigitel, explicou ainda ao Estadão que “em grupos específicos, sobretudo de profissionais da linha de frente, o aumento [de depressão] foi muito maior, chegando a 40%”. A constatação é baseada em outros estudos prévios. 

A pandemia trouxe ainda outros efeitos. De acordo com o Vigitel, atualmente, 48,2% dos brasileiros praticam menos atividade física do que o recomendado. Enquanto isso, 18,3% dos entrevistados disseram ter consumido doses de bebida alcoólica acima do recomendado no intervalo de um mês antes da pesquisa. 

The post Brasil tem mais casos de depressão do que diabetes; mulheres são mais afetadas appeared first on Gizmodo Brasil.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É possível neutralizar furacões? Cientistas buscam maneiras de fazer isso

Síndrome de boreout: o que é, sintomas, e como o RH pode combatê-la

Como o canabidiol pode ajudar contra a Covid longa