Ainda sem destino, destroços de foguete chinês caem na Terra neste domingo
O foguete Longa Marcha 5B foi lançado ao espaço no último domingo (24) com o objetivo de colocar em órbita o segundo módulo da estação espacial Tiangong, da China. Agora, seus destroços devem retornar a Terra, embora o ponto de chegada não esteja claro.
Comumente, os foguetes se desprendem das naves espaciais poucos minutos após a decolagem, caindo no mar ou retornando controladamente à base para ser reutilizado. Esse não é o caso do veículo chinês, que atinge a órbita com sua carga útil e só retorna ao planeta dias depois.
O objeto prestes a cair é o estágio central do foguete, que pesa cerca de 25 toneladas. Pesquisadores do Centro de Reentrada Orbital de Estudos de Detritos (CORDS) da Corporação Aeroespacial estimam que o pedaço de lixo espacial reentrará na atmosfera terrestre no dia 31 de julho às 4h30 (horário de Brasília).
Parte do objeto queimará neste processo, perdendo entre 60 e 80% de sua massa. Os cientistas ainda não sabem dizer onde ele caíra, mas estimam que será em alguma região entre 41 graus de latitude norte e 41 graus de latitude sul. Parte dos EUA, continente africano, Austrália, Brasil, Índia e Sudeste Asiático são possíveis alvos.
Não é a primeira vez que um pedaço de foguete chinês atinge a Terra. A primeira missão do Longa Marcha 5B, em maio de 2020, resultou em destroços na Costa do Marfim. No ano seguinte, mais lixo espacial caiu no Oceano Índico após o envio do módulo principal da Tiangong pelo mesmo veículo. Em ambas as situações, ninguém saiu ferido.
Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse em coletiva que o país está acompanhando de perto a reentrada do objeto. Dedos cruzados para que o estágio do foguete chinês caia bem longe de áreas povoadas.
The post Ainda sem destino, destroços de foguete chinês caem na Terra neste domingo appeared first on Gizmodo Brasil.
Comentários
Postar um comentário