Plantas geneticamente modificadas servem como purificador de ar

Plantas geneticamente modificadas podem limpar o ar de casa

Os purificadores de ar, como o nome sugere, foram desenvolvidos para remover partículas poluentes e microrganismos presentes no ar. Porém, nem tudo é filtrado por estas máquinas. 

Os compostos orgânicos voláteis (VOCs), por exemplo, acabam passando despercebidos. Esses poluentes são originados de materiais usados ​​em construções, como tintas, revestimentos e produtos químico, e estão presentes até mesmo na fumaça do cigarro. 

Pensando nisso, A startup francesa Neoplants desenvolveu uma planta capaz de absorver os poluentes do ar. Os cientistas modificaram geneticamente a planta jiboia (Epipremnum aureum), tornando-a trinta vezes mais eficaz do que as plantas comuns na remoção de VOCs do ar. 

A Neo P1, como foi chamada, é capaz de converter formaldeído em frutose (açúcar que a planta usa como fonte de alimento) e converte o grupo BTEX (benzeno, tolueno, etil-benzeno e xileno) em aminoácidos. 

Mas o vegetal não trabalha sozinho. Segundo os cientistas, é preciso adicionar um microbioma ao Neo P1 para torná-lo mais eficiente na quebra de VOCs. Para isso, foram utilizadas as bactérias Methylobacterium extorquens e Pseudomonas putida, que precisam ser adicionadas no vaso mensalmente. O fertilizante natural também será vendido pela Neoplants.

A planta é ideal até mesmo para aqueles que não levam jeito com a jardinagem. A planta só precisa ser regada uma vez por mês durante o inverno e uma vez a cada duas semanas durante o verão.

O preço, por sua vez, pode assustar um pouco. O pacote contendo um vaso de plantas, um suporte auto-irrigável e a primeira dose do microbioma será vendido por US$ 179 (cerca de R$ 955). A Neo P1 deve iniciar as encomendas no primeiro trimestre de 2023.

The post Plantas geneticamente modificadas servem como purificador de ar appeared first on Giz Brasil.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É possível neutralizar furacões? Cientistas buscam maneiras de fazer isso

Síndrome de boreout: o que é, sintomas, e como o RH pode combatê-la

Como o canabidiol pode ajudar contra a Covid longa