Unesco inclui cidade da Ucrânia na lista de patrimônios em perigo
Na última semana, a Unesco incluiu o centro histórico de Odessa, na Ucrânia, em sua Lista de Patrimônios Mundiais em Perigo. A decisão foi tomada em meio a guerra que assola o país, ameaçando museus e outros edifícios históricos.
Volodymyr Zelensky, o presidente ucraniano, havia pedido oficialmente por essa designação em outubro de 2022. Ao todo, 21 nações que compõem o Comitê do Patrimônio Mundial votaram para aprovar a nova classificação. Seis países concordaram com o pedido, 14 se abstiveram e apenas a Rússia foi contra.
Para defender a cidade portuária dos ataques russos, os ucranianos subiram barricadas e colocaram sacos de areia ao redor de monumentos. Com a nova classificação da Unesco, Odessa terá acesso a assistência internacional técnica e financeira para proteger suas propriedades e, caso necessário, recuperar seus prédios.
As Nações Unidas têm trabalhado há meses na preservação de peças de arte e arquitetura em toda a cidade. Para ter uma ideia, a Unesco já realizou a digitalização de uma coleção de documentos e de quase 1.000 obras de arte que estavam no Arquivo Estadual de Odessa.
Além disso, a organização ajudou a reparar danos no Museu de Belas Artes e no Museu de Arte Moderna de Odessa. Foram entregues ainda equipamentos para não só proteger os edifícios ucranianos, mas também as obras de arte expostas ao ar livre.
Odessa não foi o único local adicionado à Lista do Patrimônios Mundiais em Perigo. Marcos do Antigo Reino de Saba, no Iêmen, e a Feira Internacional Rachid Karami, em Trípoli, no Líbano, receberam a mesma classificação. A última construção, curiosamente, foi assinada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer na década de 1960.
The post Unesco inclui cidade da Ucrânia na lista de patrimônios em perigo appeared first on Giz Brasil.
Comentários
Postar um comentário