Cientistas registram foto que pode desvendar mistério em buraco negro

Cientistas registram foto que pode desvendar mistério em buraco negro

O ESO (Observatório Europeu do Sul) divulgou a primeira imagem direta do buraco negro supermassivo M87* expelindo um poderoso jato de matéria. O objeto está localizado no centro da galáxia Messier 87, distante 55 milhões de anos-luz da Terra.

Anteriormente, há quatro anos, o mesmo astro ficou famoso por ser o primeiro da história a ser fotografado diretamente por cientistas. Há alguns dias, uma equipe comandada pela astrônoma brasileira Lia Medeiros apresentou uma nova e mais detalhada versão desta foto histórica.

Apesar de os buracos negros serem conhecidos por engolir a matéria que, porventura, passe em sua vizinhança, esses objetos também podem expelir matéria na forma de gigantescos jatos. Entretanto, esse mecanismo ainda é um mistério para os astrônomos.

Segundo o ESO, a nova imagem mostra como a base de um jato se conecta com a matéria que gira em torno de um buraco negro supermassivo. Isso permite aos pesquisadores entender como isso realmente acontece na prática.

Dessa forma, a nova imagem mostra o jato de matéria emergindo perto de M87*. Conforme a matéria orbita o buraco negro, ela é aquecida e emite luz. Por outro lado, o buraco negro curva e captura parte dessa luz. E cria uma estrutura semelhante a um anel ao redor do objeto, como visto na foto. A escuridão no centro do anel é a sombra do buraco negro. Veja abaixo:

Imagem mostra o jato e a sombra do buraco negro no centro da galáxia M87 juntos pela primeira vez.
Imagem mostra o jato e a sombra do buraco negro no centro da galáxia M87 juntos pela primeira vez. Imagem: R.-S. Lu (SHAO), E. Ros (MPIfR), S. Dagnello (NRAO/AUI/NSF)

Foto de buraco negro e seu jato é inédita

A organização ressalta que está e a primeira vez que astrônomos observaram, na mesma imagem, a sombra de M87* e o poderoso jato expelido por ele. Até então, só foi possível obter imagens separadas da região próxima ao buraco negro e ao jato.

Para fazer a foto, foi necessário realizar observações conjuntas entre os radiotelescópios GMVA (Global Millimeter VLBI Array), ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) e GLT (Greenland Telescope). Eles estão localizados na França, Chile e Groenlândia, respectivamente.

Por fim, os astrônomos pretendem fazer novas observação da galáxia, para desvendar o mistério desses jatos.

“Planejamos observar a região ao redor do buraco negro no centro de M87 em diferentes comprimentos de onda de rádio para estudar mais a fundo a emissão do jato. Os próximos anos serão emocionantes, pois poderemos aprender mais sobre o que acontece perto de uma das regiões mais misteriosas do Universo”, disse Eduardo Ros, do Instituto Max Planck de Radioastronomia, na Alemanha, em comunicado.

The post Cientistas registram foto que pode desvendar mistério em buraco negro appeared first on Giz Brasil.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É possível neutralizar furacões? Cientistas buscam maneiras de fazer isso

Síndrome de boreout: o que é, sintomas, e como o RH pode combatê-la

Como o canabidiol pode ajudar contra a Covid longa